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Como se Registrar


Como se Registrar

Somente quem se registra no CRA está habilitado ao exercício da profissão.

Faça seu Registro agora clicando aqui! e acessando o link "Requerimento de inscrição".

Procedimento para registro:

Para dar início ao seu processo de registro você deverá entrar no atendimento digital no site do CRA-PA (http://www.incorpnet.com.br/app/incorpnet.asp?conselho=crapa) optar por "realizar pré-inscrição profissional", acessando "Requerimento de Inscrição", em seguida informe o seu CPF e selecione o tipo de inscrição de acordo com a sua formação. Após, faz-se necessário o preenchimento online do formulário, devendo ser feita, ao final do processo, a impressão da ficha, para aposição da foto, impressão digital e assinatura nos campos específicos. Deve ser observado, no início do preenchimento, a correta sinalização do formato da sua categoria de formação, (Administrador, Bacharel campo conexo a Administração, Gestor Público, Sequencial/formação Específica, Técnico em Administração ou Tecnólogo) e o seu tipo de inscrição (Principal PF ou Secundário, essa última apenas para profissionais já registrados em outro CRA). Ao final do processo deverá ser gerado o boleto relativo às taxas de inscrição.

Para a efetivação do registro o requerente deverá enviar, no prazo de até 5 dias úteis, o Requerimento de Inscrição e os demais documentos digitalizados para o e-mail: registro2@cra-pa.com.br ou registroadm@cra-pa.com.br juntamente com uma declaração emitida informando que os documentos enviados via e-mail para fins de registro profissional são autênticos. (modelo de declaração). Porém, caso o profissional não tenha à sua disposição a digitalização, poderá entregar/enviar os documentos na sede do Conselho, sito à Rua Osvaldo Cruz, 307, Campina, Belém/PA, CEP 66017-090, no horário de 08:30 às 17:00 hs. Telefones para contato: (91) 3202-7850/3202-7865/3202-7860/3202-7867.

Documentos para a efetivação do registro:

  • Requerimento de inscrição gerado pelo site ao final do processo, impresso e com aposição das assinaturas e impressão digital;
  • Via original ou fotocópia do diploma de graduação (frente e verso). Os recém-formados podem efetuar o registro com a certidão de colação de grau e/ou declaração emitida pela Faculdade;
  • Histórico constando o estágio supervisionado;
  • 1 (uma) foto 3x4 em padrão documento, colorida, recente, de frente e com o fundo de preferência branco;
  • Fotocópia do RG. O RG deverá estar em perfeito estado de conservação, não havendo qualquer sinal de violação e deverá permitir a identificação da foto contida no documento com seu portador;
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia do Título de Eleitor ou Certidão de Quitação Eleitoral (exceto para estrangeiros com visto permanente);
  • Fotocópia do Comprovante de residência com CEP: em nome do requerente, de parente ascendente (pai ou mãe) ou cônjuge (será aceita conta de consumo, com no máximo 60 dias da data de emissão);
  • Fotocópia do Certificado de Reservista (apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos).

Observações:

O Requerimento, deve estar devidamente preenchido, assinado, com impressão digital e foto, deverá ser encaminhado em arquivo no formato de imagem, JPEG, e os demais documentos em pdf.

A assinatura no Requerimento de Inscrição deverá ser com caneta preta, no centro do espaço, sem ultrapassar e encostar nas linhas e a impressão digital, retirada de tinta preta.

Caso o profissional resida em Belém ou se desloque do Interior, a coleta da impressão digital e assinatura poderão ser feitas na nossa sede, local onde poderá ser impressa a ficha de inscrição já preenchida online.

Só efetivaremos o registro dos profissionais que apresentaram toda a documentação solicitada, assim como comprovaram o pagamento das taxas correspondentes.

O curso deve estar devidamente reconhecido pelo MEC. Em caso de dúvidas sobre seu curso consulte AQUI.
No certificado/declaração de conclusão do curso deve constar a data da colação de grau, que já deve ter sido realizada.

Diploma estrangeiro: quando o diploma for emitido no exterior, deve primeiro ser revalidado por um órgão competente para verificação da compatibilidade do curso com o regulamentado no Brasil. Essa revalidação pode ser feita por qualquer universidade pública que ofereça o curso de Administração reconhecido pelo MEC e é de responsabilidade do interessado.

Os registros obtidos nos CRAs são definitivos. Porém, os profissionais que o obtiverem sem o diploma, receberão a Carteira de Identidade Profissional - CIP com validade limitada a até 2 (dois) anos devendo, dentro deste prazo, apresentar o diploma para receber a carteira permanente. Salientamos que o vencimento refere-se ao documento e não ao registro e que o mesmo continuará ativo até a solicitação de cancelamento.

A retirada da Carteira de Identidade Profissional - CIP poderá ser feita presencialmente na sede do Conselho, devendo o requerente conferir os dados da carteira e assinar a retirada no formulário de Pedido de Registro. Poderá também ser retirada por um portador de autorização devidamente assinada pelo requerente, contendo nome e RG da pessoa autorizada a retirar o documento. A CIP também poderá ser enviada pelos Correios, via Carta Registrada.

ATENÇÃO FORMANDOS: É possível efetuar o registro antes da colação de grau, sem a necessidade de apresentação de Certidão de Colação de Grau, de forma que a carteira profissional será entregue durante a cerimônia de formatura.

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